quarta-feira, 22 de junho de 2016

Aniversário Atrasado do Blog e Uma Ilustração Atrasada

 Entre minhas tentativas frustradas de atualizar as postagens, driblar despesas, fazer umas artes e pinturas por encomenda (entre outras coisas), me esqueci de relembrar que este "diário de bordo" completou 7 anos nesta "blogosfera". E foi em maio. Que vergonha! Pior se fosse de uma pessoa real. Aí, é outro caso.

A foto acima foi tirada em 25 de maio, Dia da Toalha e do Orgulho Nerd, mas fiz questão de aproveitá-la, mesmo assim. E os óculos 3D vieram com meu notebook, que vai bem.

Esqueci também de mostrar uns negócios bacanas, como os autógrafos que consegui na Comic Con RS 2015.
E viram só? Rogério DeSouza (do Dinamo Estúdio) me transformou em figurante de seu zine Debiloid's- De Volta ao Evento (acima). Em seguida, sua assinatura...

 Este é do meu Robocop- Lembranças da Morte, assinado por João Azeitona.

E este foi no meu Pétalas, ilustrado por Gustavo "Morte Crens" Borges.
Outra hora vou mostrar outros autógrafos.

No mês de dezembro passado... 
...meu amigo Paulo Ricardo Kobielski trouxe meu exemplar da HQ independente Recaptura, da quadrinista e designer Mariá "Raposa Branca" Scarduá, que saiu via Catarse. A autora esteve no FIQ já que o Paulo foi lá e eu não pude... pedi que trouxesse e assim veio com autógrafo dela.

Avançando um bocado o tempo...
16/04/16: No meio da tarde daquele sábado. visitei o Dinamo Estúdio pra rever e papear com meus amigos e ex-monitores do Curso de HQ. Daniel HDR me mostrou salas novas do local, que passou por reformas bem depois de sua mudança e da minha visita anterior. Ficou legal.
Também aproveitei pra presentear o Rogério, que tava encerrado numa das salas pra fazer novas tiras. Ele tinha feito aniversário e como sei bem qual de suas heroínas é sua favorita...   
 ...ele ganhou uma cópia do desenho que comecei lá há meses, mas terminei em casa. Lembram?

Pensaram que fiquei só papeando? Claro que não! Fui preparado com estojo e papéis.
Sentei e comecei uma ilustração tendo de referência dois dos quadros que ficam na sala em que estive... e um certo mercenário que, contra muitas estatísticas e dúvidas, ganhou seu próprio filme.  
Fazia tempo que não usava uma lapiseira com um grafite dessa cor.

O uniforme do Homem-Aranha num dos quadros era o preto.

Alguém sabe quem é ou se lembra do Cavaleiro da Lua? A 1º hq que li dele foi Pago para Matar, mostrada pela Editora Abril na revista Capitão América 83.
Ele é um vigilante criado em 1975, que era um mercenário e usa identidades diferentes, como um milionário e um taxista. Sua origem tem a ver com um deus do Egito e diversos autores exploraram a questão das identidades como sendo personalidades diferentes. Ele apareceu numa (ou várias) das sagas ligadas as Jóias do Infinito e teve histórias depois disso, até umas recentes.

Já a criação de Fabian Nicieza e do avacalhado-com-razão Rob Liefeld, Deadpool surgiu em 1991 numa hq dos Novos Mutantes trazida (3 anos depois) pela Abril em X-Men 72.
Foi criado como um mercenário falador contratado por um gângster pra matar Cable, o mutante com braço esquerdo de metal e futuro formador da X-Force.
Mas a personalidade descontraída que o tornou popular foi quando ganhou título solo nas mãos de Joe Kelly e Ed McGuinness. Li um confronto dele com Mary Tyfoid (inimiga do Demolidor) que publicaram numa Marvel 98.

Voltando ao desenho, tive que terminar em casa com inúmeras pausas pra atender uns pedidos.


Confesso que deixaria sem cor, mas...


A olho nu, os borrões feitos com lápis 6B eram melhores. Ao escanear, optei pelo colorido, depois mexi no contraste pras áreas de preto não permanecerem fracas e retoquei onde ficou "sujo" ou com pontos brancos.

Pronto!

Tenho outras 2 ilustrações inacabadas.
E num outro momento vou postar o que andei fazendo.

2 comentários:

  1. Legal que seu notebook esteja bem de saúde, o meu anda dando uns estalos estranhos, já tem mais de cinco anos, espero que ele não esteja pedindo aposentadoria, não tenho condições de comprar outro. Parabéns pelo blog, pelos autógrafos e desenho. Ficou massa!

    ResponderExcluir
  2. Legal! Sei como é difícil manter um site atualizado.
    Obrigado pelo desenho amigo!
    E parabéns pelos sete anos de blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir