terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Fantasma: 90 Anos


Verdade! O 1º herói mascarado surgiu em 1936, publicado em tiras de jornal pela King Features Syndicate, a mesma editora/distribuidora de onde também viriam MandrakeFlash Gordon, Recruta Zero...
Eu conheci o Espírito-Que-Anda (assim chamado por sua suposta lenda como imortal) num daqueles volumes da extinta Editora Saber com capa a cores e páginas em preto e branco. 
Lembrava vagamente da capa, mas não da história ou qual o número. Então, fui pesquisar num site/catálogo bem legal pra ver se tirava minha dúvida ou no pior caso, não achar a capa (o que é comum por lá). Pra minha surpresa, achei! 
Valeu, Guia dos Quadrinhos!!
Pra saber mais detalhes a respeito, acessem aqui.

Em janeiro deste ano, o Jorginho (do ColetiveArts) me perguntou se eu toparia ser um dos ilustradores pra uma exposição virtual comemorativa (tipo a Cavalgando Com Tex) e aceitei.

Pelo que ouvi dizer, fãs brasileiros têm o maior apreço pelo herói a ponto de que um dos maiores colecionadores de itens ligados a ele não é estrangeiro: chama-se Dédy Edson, a quem tive o 1º contato por carta nos anos 2000, mas também soube dele através da Comics Genaration (Editora Escala).

O processo da ilustração, como trago aqui, foi totalmente "analógico".
Conforme ia terminando, decidi que as cores não seriam por meio de Photoshop após as tintas. Então, usei marcadores de ponta dupla e após digitalizar, reforcei o contraste e os tons, mesmo ficando com o aspecto "sujo" ou "aquarelado". Como fiz em outra ilustração, escolhi a cor original do uniforme, já que na maioria dos gibis no Brasil a roupa do Fantasma era colorizado em vermelho. Só descobri que era da cor roxa quando vi um episódio do desenho Defensores da Terra (que era exibido no SBT) na casa de um parente.

Pronto!
Pra ver onde esta arte ficou localizada em meio a outras ilustrações, confiram em...
https://coletivearts.blogspot.com/2026/01/blog-post.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário