segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Cobertura do 5º Feirão das Hqs

Relato um tanto atrasado, mas... 

23/07/16: Chegando ao local onde veio a acontecer um novo feirão com novos lançamentos e coleções a disposição, a porta estava aberta, mas quase nada pronto. Apareci cedo, de novo.
Fui cumprimentado por um sujeito chamado Lierson, que me disse ter visto minhas fotos de coberturas anteriores. Conversei um pouco com ele e do lado de fora, bati um papo com Edu Umzz (dos Colecionadores de Hq's dos Pampas).

Conforme o pessoal chegava, o espaço do Cartum (lá nos fundos) destinado a mostras assim, começava a ficar movimentado.
Dias antes, o evento foi divulgado em jornais, no Facebook, no programa Radar (da TVE) e na OCTO (antiga TVCOM).

Vieram mais integrantes dos Colecionadores, tipo Nana Walker e Christian Ordoque (entre outros), além da turma do canal Nerdices em Debate. Deixei minha mochila debaixo de uma cadeira.
Também conversei com a dupla de quadrinistas/ilustradores de hqs e cards Jader Corrêa e Matias Streb, ambos amigos de muito tempo e professores/monitores das oficinas de aquarela do Dínamo Estúdio. Tudo antes de pegar minha câmera.
A dupla veio pro 2º lançamento da graphic novel Natureza Artificial, lançada na recente 2ª Geek Weekend (em Novo Hamburgo), de autoria do Jader. Matias desenhou uma história pro mesmo álbum.


Além do som mecânico de onde saía músicas boas, desta vez, havia um projetor mostrando desenhos antigos diretamente do canal Tooncast, pra nostalgia geral (em todos os sentidos, até de galhofa). No momento, passava a 1ª temporada de Superamigos. Se bem me lembro, também passou Pink & Cérebro.

Os bacanas Jader e Matias.


José Borba, dos Colecionadores.

Edu (à direita).


O canto onde os autores autografavam e vendiam seus exemplares.

O rapaz de pé, depois reparei, também é autor de um dos lançamentos. Já vou falar dele1



Curioso... as manchas na lentes do projetor. Seria proposital? Pensei em perguntar pro balconista, mas deixei pra lá.


Trocaram o jogo do Arcade. Agora tem é um dos Street Fighter digitais, as não é recente. Ninguém veio jogar comigo. Então, decidi encarar a máquina e...
...com o Ryu, venci a 1ª partida. Mas na seguinte... enfrentei outro Ryu, que me derrotou quase não parando de soltar Hadouken! Sacanagem!!

Guilherme "Splash Pages" Smee trouxe exemplares de seus livros e quadrinhos...
...inclusive de seu lançamento: Esperando o Mundo Mudar, uma hq sua e com artes Luan Zuchi, o moço de boné que mencionei há poucas linhas.


E o espaço lotou!



O Nana também trouxe prints em tamanho A3. Um moço que um comprou não trouxe pasta, só sacola e não tinha como prender em forma de tubo. Lembrei que, mesmo sem fita adesiva, trouxe um tubo de cola branca no meu estojo e um caderno de desenho. Com uma folha, improvisei uma tira, passei cola e fiz um "arco" (não pensei num nome melhor) pro rapaz manter o print feito um tubo.
Foi minha boa ação daquela tarde. Hehe!!





Outros que vieram, por exemplo, foram Lucas SB (o Lucão do site/canal/grupo Depóstio Nerd) e Émerson Vasconcelos (ComicCon RS).


Luan...
...e Guilherme também autografavam.



Fábio Martins (da mostra Liga Comics).

E na parede, passou Homem-PássaroGalaxy TrioSpace GhostDino Boy e... Os Quatro Fantásticos, como a dublagem antiga chamou a 1ª versão animada com produção da Hanna-Barbera e que gerou reações hilárias a parte.
Enquanto conversava de novo com o Edu, vimos a adaptação de A Chegada de Galactus. Teve gente que chegou a parar, talvez com admiração, perplexidade ou vontade de rir. Falei pro Edu que eu já tinha visto aquele episódio, mas foi este ano e num site. Comentei sobre os erros de tradução, vimos as retratações bizarras e justo quando veio a parte do Devorador de Mundos, Émerson chegou e o som tocou... Chorando Se Foi (lambado do Kaoma)! Aí, virou piada instantânea!!


O banner montado pelo Nana.

Jader e Matias fizeram questão de ficar com exemplares (um pra cada) de Kahdis 01, mas apenas um deles me pediu autógrafo.

Olhem lá, o Lucão!

Ana Clacla, Santiago Castro e outros também vieram.




Enfim...

...foi mais uma tarde bacana.

2 comentários:

  1. Mazahhhhhh!!! Cobertura show de bola, como sempre, mestre Anderson!!! Seguimos juntos sempre! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, muito bacana o registro e, rapaz, como é legal ver o tanto de gente nova entrando em cena e produzindo suas HQs! Me lembro de um idiota no final dos anos 90, em São Paulo, apostando na morte dos quadrinhos em no máximo 5 anos. Pobre imbecil, se achava muito.

    ResponderExcluir