quinta-feira, 23 de julho de 2015

Fotos da Semana 79- Falta de Água

Estas garrafas quebram um galho...

Desde a tarde de segunda (dia 20), o abastecimento de água da região metropolitana de Porto Alegre foi interrompida após os temporais recentes, com e sem granizo. Isso, pra evitar prejuízos das barragens.
E moradores de lugares perto de rios tiveram que sair de suas casas, devido a inundações. Como em partes de Alvorada.
Meus tios e uma prima (filha deles) ajudaram o pessoal do bairro Americana (uma das áreas atingidas), onde moram.
Outro problema de deixar a própria moradia, é o risco de saque. Mais essa!!
Vi fotos dos desabrigados em barracas montadas no Ginásio Municipal Tancredo Neves e vídeos que mostravam onde teve enchentes e um ônibus levando cães abandonados.

Ontem, quando fui fazer um bico em Guaíba, a caminho da cidade, me apavorei ao ver casas alagadas a beira do Rio/Lago Guaíba: ruas que viraram riachos e pátios que pareciam banhados ou lagoas.

O jeito, enquanto a água não retorna a nossos encanamentos, é coletar em caixas pra limpar a casa, usar como descarga e lavar roupas. Mas pra beber, caso não hajam caminhões-pipa, é buscar em casas que tenham poço que tem máquinas que bombeiam.
Nossa sorte (minha e da minha mãe) é morar perto da oficina do Seu Hélio, que tem um poço. Muita gente tem ido ali, com baldes e garrafas.


Lembro que, há alguns anos (quando meus pais ainda eram casados), existia uma bica... uma saída de água, na quadra do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Campeiros do Sul.
Até eu bebia dela quando estudava no Ensino Médio e nunca adoeci.
Um certo dia, a prefeitura pôs uma imensa placa dizendo que a água dali "não era apropriada pra consumo"! O QUÊ? QUE MENTIRA!!!
Hoje, a bica do CTG não existe mais. O cano de onde aquele líquido cristalina saía, foi bloqueado.

Escutei notícias do rádio, informando que a Corsan (Companhia Rio-Grandense de Saneamento) vai trocar o maquinário. Ou seja, água pra nós, vai demorar mais ainda.

O triste é, como "o povão" é ignorante, vai continuar a desperdiçar água até lavando calçadas, carros, esquecendo de desligar a torneira e jogando lixo nas ruas. Vassoura, lixeira e balde pra quê, então?!
Pareci pessimista? Mas esta é a realidade!
Imaginem se fosse numa guerra civil!
Credo!! Longe de nós!!!

Um comentário:

  1. É um mundo complicado, né, meu amigo?! Excesso de água que causa a falta dela. Chove muito, falta na torneira. É o paradoxo da existência. Desejo muita sorte por aí.
    Abraço.

    ResponderExcluir