quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Datas de Outubro

A brincadeira de coletar datas foi bacana e resolvi prosseguir, de novo, inspirado no calendário do desenhista Brian Douglas Ahern (pela extinta Wizard), que saiu na finada Wizard Brasil 03 (Editora Globo). O ex-redator Leandro Luigi Del Manto me disse que gostou, via Facebook! Hehe!!
Como da outra vez, incrementei com fatos e aniversários de gente notória, próxima ou com quem tenho contato a distância.
Apreciem!

01/10: Aniversário do desenhista Rom Freire (Projeto Continuum), dos atores Zach Galifianaks, Randy Quaid e Julie Andrews. Em 1986, houve um encontro entre o Monstro do Pântano Batman, na revista Swamp Thing 53.

02/10:  Em 1964, a Avengers 09 (título dos Vingadores) mostrou a "primeira morte" de Magnum (Wonder Man, no original). Aniversário da atriz Cléo Pires e do cantor/ex-The Police,  Sting.

04/10: Em 1980, o Capitão América se candidata a presidente dos Estados Unidos em Captain America 250. Aniversário dos atores Liev Schreiber e Alicia Silverstone... da escritora Anne Rice (Entrevista Com o Vampiro) e do músico Chris Lowe (Pet Shop Boys). Este ano, faleceu o ator Hugo Carvana.

05/10: Aniversário do meu amigo de Facebook (e podcaster) Toddy Toddy, dos atores Tarcísio Meira, Jesse Eisenberg e Guy Pierce... e da ex-dançarina/modelo/ex-Globeleza, Valéria Valenssa. Em 1981, a banda Depeche Mode lançou seu 1º álbum, Speak & Spell.

06/10: Aniversário do ator Ioan Gruffudd (Rei Arthur, Quarteto Fantástico 1 e 2) e dos editores Mike Carlin Alfred Harvey (1913-1994), fundador da Harvey Comics e criador do Gasparzinho, do Riquinho, entre outros.

07/10: Aniversário dos cantores John Mellencamp, Thom Yorke e Toni Braxton... do ator Dylan Baker (o Dr. Curt Connors de Homem-Aranha 2 e 3) e do meu amigo de Facebook,  Luiz Lekston. Em 1968, teve a 1ª aparição do andróide Visão em Avengers 57.

08/10: Aniversário do cantor/compositor/guitarrista/ex-Beatle John Lennon (1940-1980), dos atores Paul Hogan (o Crocodilo Dundee), Sigourney Weaver, Guilherme Karan, Matt Damon e Karyn Parsons (a Hilary Banks, de Um Maluco no Pedaço) e André Mattos... da modelo/ex-atriz Karina Bacchi e da minha amiga de Facebook, Talia dos Reis. Em 1871, aconteceu o Grande Incêndio de Chicago  (EUA), que vitimou cerca de 300 pessoas. Dia do Nordestino.

09/10: Aniversário do meu amigo de Facebook, Davi Inacio... e do desenhista/roteirista Matt Wagner (Grendel, Batman- Preto & Branco).

10/10: Aniversário da minha amiga Marcia Damasceno. 1ª aparição do Deus da Trapaça e irmão do Thor (Loki, evidente!) em Journey into Mystery 85 (1962).

11/10: Aniversário da minha prima Cláudia Marques Pinheiro e do desenhista Mario Cau (Morphine). 1ª aparição do vilão Modok, em Tales of Suspense 94 (1967). Dia do Deficiente Físico.

12/10: Dia da Criança. Dia Nacional do Fanzine. Dia de Nossa Senhora Aparecida. Aniversário da minha amiga Leticia Coelho e dos desenhistas Rodney "MdM" Buchemi (Hércules, X-Men Forever) e Wyattx Rodrig (Glorians). Em X-Men 95 (1975), teve a morte do índio mutante John Proudstar (Pássaro Trovejante)... que saiu no Brasil em X-Men Classic 03.

13/10: Aniversário do jornalista Sérgio Peixoto (das extintas revistas Animax e Anime EX, entre outras), da atriz/locutora/dubladora Tânia Gaidarji (Bulma, de Dragon Ball Z... Vishnu, de Shurato... Kaori, de Akira...), do roteirista/ilustrador/pintor George Pratt e do meu amigo de Facebook, o desenhista/designer Kleber Ivo. Em 1985, saiu a morte da Supermoça original em Crisis 07 (de Crise nas Infinitas Terras).

14/10: Aniversário do meu amigo de Facebook, o colunista e podcaster Polvo Aranha (HQ Fan).

15/10: Aniversário dos meus amigos Fernanda Reis (filha do Denilson "Quadrante Sul" Reis) e do Doutor Felipe Rodrigues (advogado e músico). O retorno da mutante Vampira e um confronto entre uma Miss Marvel zumbi (!) e ela, aconteceram em The Uncanny X-Men 269 (1990)... que no Brasil, saiu em X-Men 67 (Editora Abril, 1994). Também é Dia do Professor.

16/10: Aniversário do meu pai Vanderlei e dos meus amigos Eloenes da Silva e Mateus Cabezudo.

17/10: Aniversário dos cantores Ziggy Marley (filho de Bob Marley) e Wyclef Jean (ex-Fugees)... e do jornalista/editor Levi Trindade. No mesmo dia, nasceu Jerry Siegel (1914-1996), um dos criadores do Superman.

18/10: Aniversário do desenhista Newton Barbosa (Dinamo Stuido), do desenhista/roteirista Watson Portela, do ator/humorista/dublador Orlando Drummond (Scooby Doo, Gargamel, Popeye...) e da minha amiga de Facebook, Amanda Grazini. Em 1980, saiu a 1º história dos Novos Titãs (New Teen Titans) em DC Comics Presents 26.

19/10: 1ª aparição do dragão extraterrestre Fin Fang Fong (que nome... bwaa-haha!!), em Strange Tales 26 (1961).

20/10: Aniversário da minha amiga Jaqueline Costa.

21/10: Aniversário do meu amigo Thallysson Klein. Em 2004, foi publicado o 1º podcast brasileiro (Digital Minds)... portanto, é Dia do Podcast.

22/10: Aniversário do desenhista Olivier Coipel (Thor) e do editor/fanzineiro Douglas Utescher (UGRA Press).

23/10: Aniversário do meu amigo de Facebook, João Vitor Santos.

24/10: Aniversário do editor-chefe e redator da revista Mundo dos Super-Heróis, Manoel de Souza e do finado roteirista/desenhista Bob Kane (1915-1998), um dos criadores do Batman.

25/10: Aniversário da dubladora Fernanda Baronne (Viúva Negra, Kim Possible, Vampira...) e do desenhista Allan Goldman.

26/10: Lançamento do filme (o original!) O Exterminador do Futuro (The Terminator), em 1984.

27/10: Aniversário de Maurício de Souza, do desenhista Alexandre Jubran (Demolidor, Curso Básico de Desenho) e da minha prima Ketelyn Marques.

28/10: Aniversário do meu amigo de Facebook, o cosplayer Arthur Simões. Dia Internacional da Animação.

29/10: Aniversário do desenhista Eddy Barrows (G.I. Joe- Reloaded, Aves de Rapina...).

30/10: Em 1967, na revista Strange Adventures 205, surge o Desafiador (Deadman).

31/10: Dia das Bruxas (Halloween). Dia do Saci.

Neste mês, também marcou a volta do Superman original, em Superman 82 (1993)... que saiu no Brasil, em O Retorno do Super-Homem 04 (Editora Abril, 1994).

Um comentário: