quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Setembro Nerd

Ao contrário do que parece, não vou falar sobre as extintas informativas da Wizard Brasil (Editora Globo, selo Hangar 18 e Panini Comics). Seria um trabalhão colossal...
E por que exibir, justamente, a nº 2? Já explico...

Uma foto postada no Facebook, mostrava dois desenhistas de HQ's: um deles é o veterano (também roteirista) Walter "Walt" Simonson! É! Aquele que já escreveu e desenhou Thor, Batman- Preto & Branco, X-Factor, entre outros. O que ele tem a ver com o assunto, também já vou explicar.
Com base em certas informações coletadas e no calendário festivo da Wizard Brasil 02, que saiu em setembro de 1996, fiz uma lista de acontecimentos deste que é o nono mês de todos os anos. Mas, não vou me aprofundar... tanto, em "dia disso ou daquilo", como várias emissoras de rádio fazem.
Preparados? Começou!

01/09/1994: Estreia do anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) na extinta Rede Manchete. Também é aniver do meu amigo ilustrador Matias Streb e de Lancelott Martins (o Catalogador de Quadrinhos). E este ano, faleceu o dublador (que tinha se aposentado) Antônio Patiño (Tio Patinhas, Super Mario, Joe Dalton,  Zecas Muzzarela).

02/09: aniversário da atriz Salma Hayek...
...do desenhista/roteirista Walter Simonson, do ator Keanu Reeves e meu. Este ano, ganhei um almoço e 2 pedaços de quindão. Hehe!!

03/09/1980: A Marvel Comics publica a morte da Fênix Negra, em X-Men 137.

04/09: Aniversário do desenhista Paulo Crumbim (Quadrinhos A2).

05/09/1992: Foi ao ar o 1º episódio de Batman- A Série Animada (Batman- The Animated Series)... que foi chamado no SBT de O Novo Batman! Dããããããã...
Também é aniversário do meu amigo (ex-colega do Ensino Médio) Atiliano Souza, do roteirista/desenhista André Diniz (O Morro da Favela) e do (meu amigo de Facebook) Eric Pedott. E é Dia do Irmão!

06/09/1963: Foram criados Os Vingadores. E este ano, teve o lançamento do livro Falcotinho e o Cometa Azul, de Jerri "Super Falcote" Costa e Jonathan "A Cicatriz" Pires.

07/09: Dia da Independência do Brasil. E este ano, foi dia do Saint Seiya Festival, em Porto Alegre-RS.

08/09/1977: O seriado da Mulher Maravilha muda de época... da 2ª Guerra Mundial pros tempos da Disco Music. E aniversário do desenhista Marcos Fabiano Lopes.

09/09: Aniversário do meu amigo ilustrador e comentarista de video games Douglas "DGS" Luciano.

10/09: Aniversário dos meus amigos de Facebook Fificat Novak e Binho dos Santos.

11/09/2001: Bom, este (lógico) é um fato histórico muito sério: o ataque às torres do World Trade Center. Fora isso, meu amigo de Facebook José Carlos faz aniver neste dia.

12/09/1993: Estréia do seriado Lois & Clark, que no Brasil, foi no início de 1994, pela Rede Globo. Este ano, foi a estréia nacional do filme Cavaleiros do Zodíaco- A Lenda do Santuário. E é aniver do meu amigo desenhista e ex-colega do Curso de HQ, Carlos Felipe.

14/09/1977: Estréia do seriado do Homem-Aranha. O americano. Não o Supaidaman do Japão. E aniver do ex-integrante do extinto Visuart Studio, Jefferson Vieira.

15/09/1986: Foi quando saiu o nº 1º de Watchmen (de Alan Moore e Dave Gibbons). E aniversário do desenhista brasileiro Sam Hart (Lillo, 2x10).

16/09: Aniversário do roteirista Kurt Busiek (Marvels, Astro City).

17/09/1787: Assinatura da Constituição dos Estados Unidos. Em 1965, foi fundada a cidade de Alvorada-RS, emancipada de Viamão. Aniversário do roteirista Roger Stern (Capitão América, Vingadores, Superman) e de Cassandra Peterson, a (Rainha das Trevas) Elvira!

18/09: Aniversário do cartunista Leonardo Maciel (JurassiCast, Nabuda Nada). Em 1983, o personagem Vigilante (DC Comics) estreou em New Titans Annual 02.


20/09: Aniver da minha prima Criss Marquese do escritor George R. R. Martin (escritor e criador de Game of Thrones). Em 1990, foi ao ar o episódio piloto da série The Flash, que no Brasil, veio em 1991 pelo extinto bloco noturno Terça Nobre (Globo).

22/09: Aniversário do desenhista Johandsson Rezende (Carpe Diem, Freak World). Início da Primavera.

23/09: Aniversário do desenhista Paulo Siqueira (Homem-Aranha, Aves de Rapina), dos cantores Julio Iglesias e Bruce Springsteen e do roteirista Peter David (Hulk, X-Factor, Jornada nas Estrelas).

24/09: Aniversários dos meus amigos (de Facebook) Jota Jota e Loja Patyless, da colorista Carolina Mylius e do desenhista Greg Tocchini (Thor- Filho de Asgard).

25/09: Aniversário dos atores Mark Hammil (o Luke Skywalker de Star Wars!!!) e Christopher "Superman" Reeve (1952-2004), dos (meus amigos de Facebook) Luanda Soares e (o desenhista) Rom Freire.

26/09: Aniversário do ator e humorista Leandro Hassum, dos (meus amigos de Facebook) Lucas Nunes e Sergio Chaves (editor da Café Espacial). Em 1964, o Gavião Arqueiro apareceu pela 1ª vez em Tales of Suspense 57. Dia de Cosme e Damião.

28/09: Aniversário da atriz Brigitte Bardot.

29/09: Aniversário de Jéferson Cardoso (que fazia a revista independente Anjo de Prata), da modelo/assistente de palco Hellen Ganzarolli, da atriz Erika Eleniak, do cantor/pianista Jerry Lee Lewis e do jornalista/apresentador Cid Moreira. Em 1988, saiu (nos Estados Unidos) o 1º número da série V de Vingança (de Alan Moore e David Lloyd). Em 1964, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón (Quino) criou Mafalda.

30/09: Aniversário do publicitário e produtor cultural Ricardo Bolonha, do Sonhador Brasil (Dream Big with Me), das atrizes Monica Bellucci e Marion Coutillard... e da minha tia/madrinha Eloiza. Em 1963, os X-Men originais (mais o Professor Xavier e o Magneto) foram criados.

Este mês também teve a história em que o Homem de Ferro e o Doutor Destino viajam até a época do Rei Arthur, em Iron Man Volume 1- 150. Saiu originalmente, em 1981.

Quem quiser escutar sobre outras datas históricas de um jeitão escrachado e descontraído, basta escutar (se realmente, quiser!) o seguinte Podcast MdM. Lembrando que tem palavrões:
http://melhoresdomundo.net/podcast-mdm278-cagacao-de-regra-em-shuffle-na-roleta-historica/

Pronto. Cansei.

7 comentários:

  1. Esta cronologia deve ter dado um baita trabalhão, hein!

    ResponderExcluir
  2. Quanta honra ter meu aniversário colocado numa lista como um fator relevante do mês.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Cara, olha eu lá, no dia 25!!! Valeu mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Espero poder agradar a todos com meus super-seres do Universo Paralelo com o Brasil Terra X1. “O começo do infinito que ninguém mudara o que nunca termina” Com um titulo deste, já dá para imaginar o tamanho da saga. Eu me sentia onipotente, meus personagens se originaram em meados de1979, em 1995 comecei está cruzada, com uma meta “agrupa” toda minha criação, em dois volumes, a primeira parte de oito capitulo, de pura Criação, do passado presente e futuro alternativos dimensionais, super-heróis do infinito.
    https://drive.google.com/folderview?id=0B3Y1qgbUjqhuSEFlOFU4QlViQmc&usp=sharing

    ResponderExcluir