sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quase Um Cosplay e VII Mutação na 58° Feira do Livro de Porto Alegre

Este título ficou parecendo um comboio! Seguindo...

Denilson "V de Vingança" Reis e eu partimos de Alvorada (de Tokyo que não, pombaaaa...) em seu possante carmesim, na manhã daquele sábado (03/11) que prometia muita atividade (durante o dia todo): o VII Mutação, na 58° Feira do Livro de Porto Alegre.
Pela 1° vez na... escapei de falar aquela vinheta televisiva (hehe!!)... o Grupo Quadrante Sul organizou com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL, pra quem gosta de siglas), as atividades na Casa do Pensamento (Cais do Porto).

Após tentativas de achar um estacionamento, nós nos dirigimos ao cais. Em seguida, Alex "O Justiceiro" Doeppre veio como guarda-costas do casal (vindo de Santa Catarina) de ilustradores Henry e Maria Fafá Jaepelt. Cumprimentei o pessoal e revelei minha camiseta nova ao confuso Alex, outro indivíduo desinformado, achando que o "Lanterna gay pós-reboot da DC" fosse Hal Jordan. Mas, falei que é o da Sociedade da Justiça, Alan Scott (vulgo Sentinela). Blah! Eu preferia ficar vendo ou falando da Poderosa!
Ganhei uma ilustração autografada pelo se Henry:


Depois apareceram Jerônimo "John McClane" de Souza, Dona Vanda Rittes e Marcelo "Superman Amarelo (?)" Tomazi.

Num ritmo alucinante, eu separei as fichas de exposição e ajudei a colar nossos cartazes no corredor de acesso ao auditório.
Quem mais trouxe seus cartazes... ah, tá... os desenhistas e monitores do Dinamo Studio: Rogério "Dedigênio" de Souza e José "Mad Zérro" Weingartner Júnior (também integrante da Liga Comics).
Falei que: "Por falta de fita crepe, ninguém vai passar necessidade!", já que eu também trouxe de casa.
E a tal banca pras publicações dos autores convidados e expositores foi uma mesa próxima do palco.

Outras ilustres presenças foram as do professor, desenhista e cinegrafista Law Tissot (de Rio Grande), além da dupla (vinda de Cachoeira do Sul) de ilustradores Jader Corrêa e Matias Streb, o quadrantino eventual Juliano Machado (que vieram como espectadores) e Romir Rodrigues, o qual contei do que se trata a história do Projeto GV.
Visitem o blog do Matias: http://matiasstreb.blogspot.com.br/

Fiquei responsável pela ata de presença enumerada, pro público assinar e concorrer a um brinde no final de cada palestra. Com isso, pude assistir as atrações, enquanto passava pelas cadeiras. Achei que ficaria na porta, panfleteando com os cosplayers "decenáuticos" Falcoa (Falconete?) NegraGabriel Luis, o Coringa "surtado". Não foi por muito tempo... E foi uma pena não ter sido registrado meu "confronto" com ele.

Antes do bate-papo dos fãs-clubes Supernatural Brasil e Wholockians (de Doctor Who e Sherlock), gravei a apresentação das atividades pro "mestre de cerimônias" Denilson.

E ainda de de manhã, houve a palestra do professor de Filosofia e autor do livro Filosofando com os Super-Herois, Gelson Weschenfelder.
Aproveitei pra "persuadi-lo" a assinar meu exemplar. Hehe!!

Hora do Almoço!

Os quadrantinos (menos o Marcelo) e seus convidados partiram pra um restaurante no subsolo do Rua da Praia Shopping. Foi muito bom!

Na volta pro cais, me destaquei por não estar todo de preto. Conversamos sobre interesses comuns e fiz minhas imitações descaradas de Arnold Schwarzenegger: "Efribari dáun! Naau! Bequi tu te tchopa!"

Cláudia e Pablo (mulher e filho do Jerônimo) também apareceram.

No início da tarde, foi a vez da Liga Comics (com Gelson) debater, sobre o panorama geral dos quadrinhos americanos (Marvel e DC). E lá fui eu, novamente, com a ata e a tirar mais fotos, com meu celular (VGA, com uma definição melhor que o anterior) e minha própria câmera.

Em seguida, a Mesa Redonda Outros Quadrinhos, a respeito de HQ's italianas e europeias, em geral. Com Maria, Henry, Gervásio e Romir.

Conversei com as expositoras do fã-clube Supernatural e mostrei meu portfólio. Também conversei com a simpática fanzineira Giselle de Andrade, que criou o título (de poesias) Desconexões Neurais. Saí pra cuidar de nossos cartazes e colar algum que estivesse perdendo aderência das parades.

No final da tarde, conversei com o líder do DinamoDaniel HDR, afirmando que curti o Arg!Cast sobre um clássico boneco "de macho". Falei: "Tenho uma palavra pra ti... FALCOOOOOOOOON!!!" e teve as presenças dos cartunistas Santiago (Macanudo) e Iotti (Radicci). Claro que tirei foto com ambos e durante seu bate-papo, vi uma conhecida e fui ajudar o Alex a recolher nossos trabalhos.

Depois, debandamos pra Sala de Vídeo, onde passaria o documentário Fanzineiros do Século Passado (de Márcio Sno). Houve problemas técnicos passageiros, mas... pudemos assistir a 1º parte, já que foi dividido em até 3.

E a última atividade de todas... oficina de fanzines com os participantes do Mutação! Teve até depoimentos do pessoal... até o meu sobre como tivemos contatos diretos com zines. Teve a aparição do (amigo mascarado do Rogério), o Gaúcho Negro.
Eu pretendia fazer uma HQ de uma só página. Aí, bateu uma indecisão, uma dúvida do que desenhar e decidi pelo casal Carol e Alex., acabando por ganhar fãs, entre os quais Law Tissot, que saiu antes da oficina ser concluída, que nem o Daniel. Tentaram me pregar uma peça com celular e interpretei o famigerado Choque do Lasier.

Uma foto do grupo foi tirada, nos despedimos e voltei de carro com o Denilson, que levou e hospedou  o casal Jaepelt.

Boa parte das fotos tiradas por este "pseudo-Hal Jordan" foram postadas no meu Facebook e pretendo terminar de montar um slideshow.

Pra terminar, vejam meus testes toscos pra ser dublê de Lanterna Verde, em frente a um cromaqui:






...e assistam ou revejam o filme do Law:

4 comentários: